Class.forName( “home.sweet.home” ).getConstructor();

Estou a ver que não vai ser fácil encontrar um constructor para a minha casa; a maioria gosta de dar orçamentos de apenas um (1) valor, para terraplanagens e movimentos de terras, construção de fundações, paredes e telhado. Um valor. Não faço a mais pequena ideia do que estou a pagar. E parece que a maior parte das pessoas acha isto normal.

Eu quero saber, pelo menos, quanto custa a mão-de-obra e os materiais. E quanto tempo vai durar a obra. Isto é o mínimo que se pode fazer pelo cliente. Menos que isto é assumir que o cliente paga de olhos fechados.

Porreiro porreiro, era dar orçamentos destes (mão-de-obra, materiais e tempo) para cada fase da obra: terraplanagem e movimentos de terras, fundações, paredes, telhado/telhas. Qualquer constructor tem de ter estes números à sua frente para poder dar um orçamento perto da realidade, competitivo e exequível. E mesmo para planeamento interno da empresa, calendarização de obras, pedidos de material, etc. Se não têm estes números, a empresa deve trabalhar na base do “é mais ou menos isto” e do “puxa pra cima que ficamos sempre a ganhar”. E este método a mim (cliente) não me interessa.

Enfim, talvez eu trabalhe numa área que evolui muito rapidamente, e talvez eu tenha de me adaptar expeditamente a métodos mais modernos e eficientes de trabalho. Acho que não posso assumir que todas as outras áreas sejam forçadas a evoluir assim.

Já não falo das opções de isolamento, tipo de aquecimento central, etc… aí, cada um puxa a brasa à sua sardinha, e a dos outros nunca presta para nada (mesmo que estejam completamente por fora do assunto)!

Ai Portugal…


Publicado

em

por

Etiquetas: