Tempos medievais

Fui dar uma vista de olhos a um jogo de browser, online, que uns meus colegas de trabalho têm andado a jogar. Chama-se Tribos (ou Tribal Wars em inglês) e está em http://tribos.com.pt.

A ideia é engraçada, nada de novo claro, mas o facto de ser online e de ser de evolução relativamente lenta torna o jogo interessante. Podemos dar uma voltinha pela nossa aldeia todos os dias à noite e manter aquilo a evoluir.

A maior parte das pessoas pensa em atacar os vizinhos para ganhar supremacia na sua área, mas eu (só para ser do contra) estou a assumir uma postura altamente defensiva (treino muitas tropas de defesa, tenho muralhas gigantes, e ajudo o pessoal a defender-se). Há uma aldeia mesmo pertinho da minha que já me atacou várias vezes e não respondia aos meus pedidos de paz:

Senhor(a),

Os meus mensageiros não me trouxeram boas novas no regresso. Aliás, não trouxeram novas nenhumas de vossa parte. Se estes mensageiros não retornarem com uma mensagem de paz, vou assumir esse facto como um acto hostil.

Sinceramente prefiro ter amigos a ter inimigos, pelo que rogo que respondeis pacificamente a esta missiva. A vossa aldeia está muito mal vista pelo meu povo (e pelo povo dos nossos amigos e aliados), mas ainda estamos a tempo de podermos viver pacificamente e com objectivos semelhantes.

Apesar de sermos pacíficos e defensivos, não responderei pelo meu Mestre de Armas se esta situação se mantiver por mais algum tempo.

Paz!

O povo de Albergaria da Serra

Tive de atacar a aldeia (por motivos de defesa própria, claro). Vamos a ver se o jogo premeia esta estratégia ou a castiga! 🙂

O jogo faz-me lembrar vagamente o The Settlers, que adorava e jogava horas a fio no meu Amiga 4000T, com um amigo meu. A velocidade de evolução das coisas era obviamente mais rápida no The Settlers (cada jogo demorava 1-3 horas), mas mantinha-se muito lenta em relação a outros RTS (como por exemplo o Dune 2 – Battle for Arrakis, um dos primeiros RTS).

Depois de jogar um bocadinho, fiquei a pensar em como seria interessante mesclar um jogo destes com uma engine 3D em tempo real. Uma coisa tipo Tribos, mas com o mundo modelado em 3D estilo MMORPG. O jogador poderia a qualquer momento encarnar o seu Paladino e passear-se pelo mundo. As batalhas, ao invés de serem resolvidas instantâneamente (como são no Tribos), seriam mais tipo The Settlers (demoravam alguns minutos) e poderiamos utilizar o Paladino para ajudar os nosso guerreiros (e talvez procurar o Paladino do oponente e dar-lhe uma sova… ou não). Claro que nada nos deveria impedir de passearmos pelo mundo, ver a nossa aldeia a crescer perante as nossas ordens (tipo The Settlers), viajar a cavalo pelas paisagens e florestas do mundo (tipo Zelda), etc.

A propósito do Tribos, lançaram hoje o Mundo 8, caso alguém queira experimentar.


Publicado

em

por

Etiquetas: