SAPO Codebits V

Este fim-de-semana, estive no SAPO Codebits, um evento criado pelo SAPO que junta centenas de programadores portugueses num ambiente fabuloso de criatividade e entre-ajuda. É difícil de categorizar este evento, mas de lá saem todos os anos alguns dos mais avançados, arrojados e tecnologicamente avançados projectos do planeta. Eu adorei a experiência; já tendo participado em outros anos posso confirmar que este ano foi claramente o melhor de todos, em todos os aspectos!

O foco principal do evento é uma competição de programação de 48h non-stop, em que várias equipas desenvolvem projectos onde a sua imaginação é o limite (para além das 48h, claro). Findas as 48h, todas as equipas se juntam no palco principal e cada equipa apresenta o seu projecto às outras em 90 segundos, ao mesmo tempo que são votados pelo resto dos programadores. Durante os 3 dias do evento, são dadas mini-palestras (talks) sobre vários tópicos de programação, últimas tecnologias, métodos alternativos, cozinha ou agricultura com muita tecnologia e geekness à mistura. Ultimamente, o inglês tem sido a língua oficial do evento, uma vez que temos já um número consideravel de estrangeiros no evento, não só a dar talks mas também a participar.

Existem muitos outros pontos de interesse, claro; este ano houve desde os famosos Nuclear Tacos (tacos feitos com Bhut Jolokia, uma pimenta muitíssimo forte) até uma workshop de cozinha molecular, passando pelo Quiz Show, um karaoke que em vez de música utiliza apresentações, uma competição de Munchkin…

Para poderem ter uma ideia melhor do evento, dêem uma vista de olhos a isto:

Uma panorâmica da sala principal (falta o lounge, a zona de entrada, e o palco principal).

– Eu com o bot (a “mascote” do Codebits).

A notícia da RTP / Daniel Catalão sobre o Codebits.

Site do SAPO Codebits (em inglês, que é a língua oficial do evento).


Publicado

em

por

Etiquetas: